Quem sou eu

Minha foto
Sou casada,amo meu marido e filhos acima de qualquer coisa. Sou gremista e fã da doutrina espírita. Adoro o que faço,acredito que enquanto ensinamos nossos alunos, também aprendemos com eles. Atualmente trabalho como Coordenadora do Programa Mais Educação na E.M.E.F. Dom Pedro I, no município de Tramandaí, no RS. Sou uma pessoa amiga, companheira, que adora estar com os amigos e que acredita que Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência, para que possamos atravessar desertos fora de nós, para sermos capazes de encontrar um oásis no interior da nossa alma. Agradeço a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo… "Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." (Rubem Alves)

sábado, 6 de agosto de 2011

Projeto Meio Ambiente

            Durante o projeto do meio ambiente desenvolvi com os alunos diversas atividades relacionadas a coleta Seletiva do lixo e a reciclagem.
                                  PROJETO DE
                    NO
ESCOLA MUNICIPAL ENSINO FUNDAMENTAL ERINEO SCOPEL RAPAKI
SÉRIE: 5º ANOS
TURMAS:  53A
PROFESSORA: ROSÂNGELA HAINZENREDER GUIMARÃES
PROJETO SOBRE O MEIO AMBIENTE
DE OLHO NO PLANETA
Duração:
                                     De 1 de junho à 30 de junho de 2011.
Atividade Inicial:
                         Montagem dos murais de entrada da escola com cartazes e selos ecológicos.
Culminância:
      Exposição de: fotos, murais, redações, poesias, pinturas, esculturas, todos os trabalhos realizados e confeccionados durante o projeto; demonstração de experiências sobre poluição e entrega do jornal das turmas, no dia 07/07/11
     Passeio para o Museu da PUC em Porto Alegre no 2º semestre de 2011.
Público Alvo:
                              Alunos da escola, pais e professores.

JUSTIFICATIVA
      Atualmente a perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida.
    Na área da educação, essa perspectiva evidencia um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação na preservação do meio em que vive, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade.
    Considerando esta perspectiva sobre a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, tanto no tempo quanto no espaço, através dos conteúdos ambientais e das atividades que serão desenvolvidas neste projeto, serão oferecidos meios para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito, desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio, preservando todas as manifestações de vida no planeta; e garantindo condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade.
PROPOSTA

     Fazer com que o aluno compreenda de modo, integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente;
   Adote posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
    Observar e analisar fatos , reconhecendo a necessidade de modificar alguns hábitos para garantir um meio ambiente saudável.
     Conhecer alguns fenômenos naturais que são encadeados pela ação prejudicial do homem ao meio ambiente.
AÇÕES

     Confeccionar jogos e esculturas com material de sucata.
     Exposição de murais com fotos;
     Criação de selos ecológicos.
     Redigir narrações e poesias sobre o meio ambiente.
     Saídas para tirar fotos no bairro, na praia, no centro do município.
    Passeio no Horto Florestal, no Ceclimar, na CORSAN ( Estação de tratamento da Água), no Lixão municipal, no Museu da PUC).
     Ilustrações de textos e poesias.
     Mural com recorte de notícias de revistas e jornais.
     Elaboração de um jornal das Turmas com reportagens à respeito do projeto.
     Leituras e interpretações de textos sobre o meio ambiente.
     Painéis com tinta têmpera sobre o tema.
Coleta de resíduos recicláveis ( papelão, garrafas pet,lata,caixa de leite) .
Criação e conservação de floreiras aéreas ao redor do pátio interno da escola, com plantações de mudas de flores.
PROGRAMAÇÃO:
Desenvolvimento das atividades anteriores no decorrer do projeto.
03/06/11 – Passeio pelo Bairro - Manhã
16/06/11 – Passeio pelo centro do município e praia. -Tarde
22/06/11 – Passeio a Corsan- Manhã
30/06/11 – Passeio ao Lixão Municipal
01/07/11 – Passeio ao Horto Florestal Turma 53A
05/07/11 – Passeio ao Horto Florestal Turma 54A
                                                        Nossas Fotos

















                                                     

Um comentário: